Transferência de embrião é realizada em gato-do-mato pela primeira vez

Médicos veterinários conseguiram o feito inédito no mundo de realizar transferência de embrião em um gato-do-mato. O procedimento foi realizado na ONG Mata Ciliar, localizada em Jundiaí/SP, com a participação de William Frederich Swanson, médico veterinário do zoológico de Cincinnati que trouxe técnicas desenvolvidas por ele.

Um dos benefícios deste procedimento é servir como base para pesquisas sobre a reprodução da espécie, que atualmente encontra-se em extinção. Além disso, será possível criar técnicas que permitam a conservação da espécie e minimizar os problemas de cativeiro. Segundo a coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, com embriões congelados, menos animais precisam ser mantidos neles.

William Frederich Swanson
William Frederich Swanson mostra recipiente com nitrogênio líquido onde os embriões ficaram congelados. (Foto: Luana Eid / G1)

Outro benefício é a variação genética, uma vez que os animais deixam de se reproduzir entre parentes eu aumentam, assim, a resistência a doenças.

Os embriões utilizados na gata-do-mato Tigger, que serviu de “barriga-de-aluguel”, estavam armazenados em um recipiente com nitrogênio líquido e permaneceram congelados por 12 anos.

Swanson fica no Brasil por mais algumas semanas para treinar pesquisadores, para que o trabalho não termine quando ele partir. O projeto Mata Ciliar de Jundiaí foi o escolhido para os estudos devido à grande quantidade de animais e por abrigar dois centros de conservação de felinos selvagens.

De acordo com o diretor do departamento de epidemiologia da Mata Ciliar, professor Paulo Anselmo Nunes Felipe, os felinos são o topo da cadeia alimentar. Quando perde-se um, há o descontrole da população e isso pode causar um problema de saúde pública.

(Foto: Rafael Fachim / TV TEM)

Fonte: G1

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos