Efetivo de bovinos atinge maior marca desde 1974

O rebanho nacional de bovinos atingiu a marca de 218,2 mi de cabeças em 2017 e teve a maior expansão desde 1974, quando começou a série histórica. Em relação a 2016, a alta foi de 1,4%. A informação é da Pesquisa Pecuária Municipal (PPM), do IBGE.

O Centro-Oeste concentra 34,4% do rebanho nacional. Entre os 20 municípios com maiores efetivos, 13 estão nessa região. O destaque foi para o Mato Grosso, que possui 30,3 mi de cabeças (13,9% do total brasileiro), um crescimento de 3,2% sobre 2015.

Segundo a analista do IBGE Mariana Oliveira, a expansão do gado no Centro-Oeste é consequência da extensão do território, que favorece a pecuária de grande porte. “Além disso, há a proximidade tanto com a indústria de abate, quanto com os centros de produção de grãos”, explica.

A região Norte tem o segundo maior efetivo do país, com 47,9 mi de cabeças, alta de 1,7% em relação a 2015. “O deslocamento de bovinos para o Norte foi motivado pelos baixos preços das terras, pela disponibilidade hídrica e pelo clima favorável”, diz Mariana.

A PPM investiga a criação animal e outras produções, como leite, lã, ovos de galinha e mel.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos