Professor de Cardiologia Veterinária esclarece os principais fármacos de uso cotidiano

Na farmacologia veterinária existem diversos medicamentos que um clínico ou cirurgião-veterinário poderiam prescrever ao animal cardiopata. No entanto, a particularidade de uma determinada doença define qual é a melhor droga para o paciente senil.

O coordenador do curso de Cardiologia Veterinária da Qualittas, Felipp Ferreira explica que nos casos de insuficiência cardíaca podem ser considerados inúmeras medicações. “Os médicos-veterinários podem variar desde medicamentos que fazem controle de pressão aos de vasos dilatadores. Têm uma série de classes como inibidores da ECA [enzima de conversão da angiotensina], betabloqueadores e, assim como, diuréticos, tendo a Furosemida como o principal representante da classe”, explica.

Em recentes estudos sobre o Pimobendan, a nova droga cardiovascular do mercado, tem sido prescrito cada vez mais na classe de inodilatadores. “É uma droga que ao mesmo tempo é vasodilatador, é também um inotrópico. [O Pimobendan] aumenta bastante a força da contração, melhorando o volume de sangue injetado pelo coração por minuto”, diz Ferreira.

Assista o último Entre Clínicas com o Professor Felipp. E para obter mais informações sobre o curso de Cardiologia Veterinária, acesse aqui.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos