Professor da Qualittas esclarece as patologias endócrinas dos animais de companhia

Assim como os humanos, os cães e gatos podem apresentar diversas patologias relacionadas ao seu sistema endócrino. Essas doenças ocorrem quando o metabolismo do animal sofre um desequilíbrio na produção dos hormônios, seja por seu aumento ou diminuição. Muitas dessas disfunções são fatais se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

A diabetes é a mais comum entre os animais de companhia. Essa enfermidade se caracteriza pela a falta de insulina. Normalmente, quando o paciente ingere carboidratos, gorduras e proteínas, o pâncreas produz a insulina. E segundo o professor Dr. Mauro Lahm Cardoso, coordenador do curso de pós-graduação em Endocrinologia e Metabolismo de Pequenos Animais da Qualittas, se por ventura o paciente é o cão, esse tem 95% ou mais chances de não produzir mais essa insulina, portanto, para suprir a necessidade desse hormônio, este é feito de modo exógeno.

O professor aponta que “nos casos dos gatos, a insulina continua sendo produzida, porém essa não consegue agir, pois geralmente os felinos diabéticos tem essa dificuldade na ação do hormônio devido à obesidade do animal”.

No Entre Clínicas, o professor também aborda os casos de hipoadrenocorticismo e como transcorre a eliminação de hormônio da tireoide:

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos