Pesquisadores estudam sapo para cura da gripe

Um artigo publicado na revista Immunity revelou que certos tipos de vírus da gripe poderão ser combatidos por meio de um muco expelido pela pele de um sapo do sul da Índia. De acordo com os pesquisadores, sapos diferentes produzem peptídeos, que são cadeias de aminoácidos, em função do habitat em que estão inseridos e, no caso deste sapo em especial, os peptídeos produzidos por ele são eficazes contra o tipo de gripe H1.

Durante a pesquisa, foram dados choques elétricos de pequena intensidade no sapo com o intuito de estimular a secreção dos peptídeos de defesa. A substância, então, foi coletada e, em seguida, uma quantidade foi espremida no nariz de ratos de laboratório, protegendo-os de uma dose letal do vírus da gripe H1.

Este peptídeo não é tóxico para mamíferos e foi batizado de “urumin”, referindo-se a uma espada parecida com um chicote usada no sul da Índia há séculos. Já quanto ao sapo, o nome científico é Hydrophylax bahuvistara, o anfíbio é colorido e tem o tamanho próximo de uma boa de tênis.

 

(Fonte: uol)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos