Pesquisa da Qualittas sobre biomarcadores cardíacos é publicada em periódico internacional

Uma pesquisa, fruto de TCC desenvolvido por uma aluna do Instituto Qualittas, foi publicada na revista científica internacional Veterinary World. Gabriela Lima, do curso de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais de Cuiabá/MT, desenvolveu o trabalho sob orientação do Prof. Dr. Felipp da Silveira Ferreira.

O tema escolhido foi Peptídeo Natriurético Cerebral (BNP) em Cães e Gatos, com enfoque nos biomarcadores cardíacos, algo pouco utilizado na Medicina Veterinária quando se fala em cardiologia. Segundo o professor Felipp, os biomarcadores cardíacos são elementos presentes na circulação sanguínea que apresentam elevações em suas concentrações quando há algum tipo de dano no coração.

“Uma simples coleta de sangue pode trazer resultados importantes para a existência de uma provável lesão no coração”, explica Felipp. Ele ressalta, porém, que os resultados dos biomarcadores nunca devem ser interpretados individualmente.

“Existem diversos estudos estrangeiros que mostram que tais biomarcadores podem auxiliar no diagnóstico precoce das alterações cardíacas, diferenciar a origem de eventuais sinais clínicos, bem como ajudar na avaliação terapêutica e no estabelecimento do prognóstico do paciente”, completa o professor.

Segundo Gabriela, quando se fala em cardiologia, ainda há pouco conhecimento sobre como identificar cardiopatias. “Mesmo sabendo tão pouco sobre o BNP, aceitei o desafio.” O resultado foi gratificante: “Ver que nosso objetivo inicial foi alcançado e ainda superou nossas expectativas só me incentivou a continuar pesquisando e a publicar mais artigos”.

Por este motivo, Gabriela ressalta a importância do profissional médico-veterinário se capacitar. “Com o mercado se tornando cada vez mais competitivo, devemos sempre buscar mais conhecimentos para oferecer o melhor.”

“Temos incentivado nossos colegas cada vez mais para que se dediquem ao máximo nesta etapa, ainda que árdua e cansativa, mas na certeza de que bons frutos serão colhidos”, diz Felipp, com a certeza da importância de sempre atualizar conhecimentos e trocar experiências.

Acesse a pesquisa (em inglês).

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos