PapoVet aborda emergências do trato urinário

Várias causas podem ser consideradas emergências do trato urinário de pequenos animais, sendo algumas geradas por traumas e outras por distúrbios endócrinos. Dessa forma o estudo dessas afecções é de grande importância para o tratamento rápido e eficaz. E é justamente com esse propósito que o Instituto Qualittas realiza no próximo dia 1º, quinta-feira, às 20 horas (horário de Brasília), o PapoVet sobre “Emergências do Trato Urinário”, com a PhD Maria Angélica Baron.

Entre as patologias relacionadas ao sistema urinário que acometem cães e gatos, está a urolitíase, caracterizada pela formação de precipitados sólidos, normalmente localizados na bexiga e uretra e, em casos raros, em rins e ureteres em consequência a alterações metabólicas multifatoriais. A dissolução ou a desobstrução pode ser suficiente, mas, em alguns casos, a remoção cirúrgica destes cálculos se mostra necessária. A urolitíase pode promover a obstrução uretral, e esta pode promover danos renais irreparáveis.

Por outro lado, lesões e rupturas de bexiga podem promover o uroperitônio, que provoca uma irritação química do peritônio. Estas lesões devem ser corrigidas cirurgicamente e em seguida a cavidade abdominal deve ser lavada para remoção do agente irritante.

Diante dessas complicações e da necessidade de um tratamento bem estudado, o PapoVet tem como proposta levar conhecimento aos médicos-veterinários para melhorar cada vez mais a qualidade desta área.

Para participar do PapoVet é necessário se inscrever e, no dia do evento, é possível enviar dúvidas à palestrante convidada, que responderá as perguntas ao vivo e online. O PapoVet também pode ser assistido diretamente no anfiteatro do Instituto Qualittas, em Campinas/SP, para isso é necessário entrar em contato com o agente Qualittas, Álvaro Monteiro, por meio do e-mail agentequalittas8@gmail.com.br ou pelos telefones (19) 98250-8266 e 98780-8509.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos