Os animais mais perigosos das praias brasileiras

Entre conchas, estrelas do mar e mariscos, as praias podem possuir animais ameaçadores para os banhistas. Para alertar as pessoas dos perigos que existem a beira-mar, a Sociedade Brasileira de Dermatologia listou os quatros principais bichos ameaçadores encontrados nas praias brasileiras e os cuidados necessários para não sofrer durante as férias.

Confira:

Ouriço do mar

ourico

Encontrado em todo o litoral brasileiro, o ouriço do mar é o bicho que mais causa acidentes com humanos nas praias devido aos espinhos que possui. Costuma viver em cima de rochas e costões, entre pedras, na areia e sobretudo nas águas mais rasas.

Ao pisar ou esbarrar num ouriço do mar, os espinhos do animal penetram na pele, podendo causar dor intensa, e podem liberar substâncias irritantes, produzidas por algumas espécies que inoculam veneno.

Quem for atingido por um ouriço do mar precisa retirar os espinhos do corpo e fazer banhos ou compressas quentes para amenizar a dor. É essencial procurar ajuda médica, não só para diminuir o incômodo, mas também para evitar infecções.

Caravela-portuguesa

caravela

Com um corpo de aspecto gelatinoso, as caravelas-portuguesas são cnidários que flutuam na água do mar. Se parecem com uma bexiga e suas cores variam entre o lilás e o roxo.

Os tentáculos da caravela são urticantes e se aderem à pele, chegando a causar graves lesões, que trazem irritação forte e dor intensa – nos casos mais graves, o quadro de sintomas varia entre náuseas, vômitos e até convulsões e arritmia cardíaca.

A principal recomendação é evitar o contato com estes animais, se afastando das praias e regiões em que uma ou mais caravelas foram observadas. Quem for atacado deve proteger as mãos para remover os tentáculos, com a ajuda de uma pinça, e aplicar compressas de água do mar gelada ou vinagre. A área atingida não deve receber água doce, álcool ou urina, e a ajuda médica é indispensável.

Água viva

agua viva

Grande parte das águas vivas encontradas no Brasil é pequena e inofensiva, mas deve-se ficar atento, pois seus tentáculos também reservam substâncias urticantes, assim como as encontradas nas caravelas.

O contato com as águas vivas pode ocasionar desde pequenas irritações na pele, sem fortes dores, até lesões violentas que podem ocasionar necroses. Os cuidados tomados por quem for atingida pela água viva são os mesmos de quem foi atacado pela caravela.

Bagre

bagre

O bagre é o peixe que mais causa acidente no litoral brasileiro, pois, além de ser encontrado em grande número, prefere as águas rasas e o ambiente das praias. Os bagres são atraídos pelos restos de alimentos deixados na beira do mar e a maioria dos acidentes acontece a partir do contato direto com os banhistas.

Estes peixes possuem quatro barbilhões ao redor da boca e três espinhos serrilhados pelo corpo. O contato com o animal podem causar dor forte por até seis horas e ocasionar necroses, se as pessoas atingidas não forem devidamente tratadas.

As pessoas que se acidentarem com o bagre devem procurar a ajuda de um médico imediatamente – o único remédio natural para o ferimento é uma compressa com água quente na parte atingida, por até 90 minutos.

Fonte: Animal Planet

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos