Operação resgata 135 cães vítimas de maus-tratos em Osasco

Uma operação resgatou, na última sexta-feira, 135 cachorros de um canil em Osasco/SP. Os animais sofriam maus-tratos. O resgate teve apoio do Núcleo de Controle de Zoonoses de Osasco, da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária, além da ajuda de médicos-veterinários e voluntários.

A ação ocorreu após denúncia das más condições em que os animais eram criados e de que eles seriam espancados. A ONG de Luisa Mell teria recebido um vídeo da agressão. Nas redes sociais, a ativista mostrou o resgate.

Os cachorros, muitos deles doentes, segundo relatos de pessoas envolvidas no resgate, estavam abrigados em quartos insalubres, sujos de fezes e urina. Alguns também estavam machucados. Ainda foram encontrados nove animais mortos. Os cães são das raças yorkshire, lhasa apso, pug e golden retriever.

A responsável pelo local foi ouvida e liberada, e será investigada.

 

Proposta aumenta pena para violência contra animais

Um projeto de lei em tramitação no Senado quer punir com mais rigor atos de violência contra cães e gatos. O texto determina pena de prisão de até dois anos para quem matar animais de estimação, e de até três meses pelo abandono. Para quem promover briga entre cães, a detenção pode chegar a um ano.

Atualmente, a Lei de Crimes Ambientes prevê detenção de três meses a um ano, mais multa, para quem praticar ato de abuso, maus-tratos ou ferir animais.

 

Nota

A Prefeitura de Osasco/SP, por meio de nota, disse que as denúncias de maus-tratos a animais são verificadas diariamente. Ainda segundo comunicado, o local funciona como residência, sem qualquer sinal aparente de ser canil. Veja nota na íntegra:

A Prefeitura informa que as denúncias de maus tratos a animais são verificadas diariamente, a partir de denúncias de munícipes e de vistorias aos estabelecimentos próprios, podendo ocorrer vistoria em locais que apontem, por sinais externos, criação de animais.

No caso em questão, o local funciona como residência, sem qualquer sinal aparente de ser ponto comercial ou canil.

A Prefeitura jamais havia recebido qualquer denúncia sobre o funcionamento de um canil naquela residência.”

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos