O aumento de gatos domésticos amplia a demanda por médicos-veterinários atualizados

Os felinos são a espécie que cresce cada vez mais nas residências brasileiras. Na pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), e em parceria com o IBGE, estima-se que a população de gatos cresce em média 8% ao ano, enquanto o de cães continua em 4%. Atualmente, são 21 milhões de gatos e 37 milhões de pets caninos. Os principais fatores para a escolha de companhia felina é que são mais independentes e mais limpos para conviveram em apartamentos e com tutores cada vez mais ocupados com as suas rotinas.

Entretanto, para os cuidados desses animais requer um conhecimento específico das enfermidades e da anatomia dessa espécie. O médico-veterinário deve se preparar para atender a demanda desses pacientes. Neste caso, a professora da Qualittas nos módulos de Odontologia Felina, Me. Rita de Cássia Costa fala da importância do conhecimento específico para o tratamento das enfermidades na cavidade bucal dos gatos.

“É muito comum fratura-dentária, principalmente dos dentes caninos superiores, a doença periodontal é muito frequente também no paciente felino, assim como no paciente canino. Já a reabsorção dentária e o gengivo-estomatite são os dois maiores desafios dentro da medicina felina, particularmente dentro da odontologia. Quando a gente vislumbra todo o universo dentro da visão de Estomalogia Felina, aí tudo começa a caminhar” aponta Rita.

Contudo, para a professora, a graduação em medicina veterinária no Brasil não possui o módulo voltado para a medicina felina e seus desdobramentos, o que pode prejudicar o profissional quando for tratar de casos clínicos. Com isso, ela aponta o quão importante o médico-veterinário realizar uma pós-graduação, que consta em sua grade Odontologia Felina, para um mercado exigente e de muita procura.

O curso Clínica Médica e Cirúrgica de Felinos consta em mais de 15 núcleos da Qualittas pelo Brasil. Conheça o conteúdo programático e a área de atuação:

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos