Missões do MAPA visam suspender restrições à compra de carne bovina

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizam visita a 11 países que impuseram restrições à carne devido a de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEP), popularmente conhecida como “doença da vaca louca”, ocorrido no Brasil.

A viagem – que se inicia em 28 de fevereiro – tem como objetivo suspender as restrições temporárias à compra de carne bovina, fato que, no entanto, não afetou as exportações no mês de janeiro. Mesmo com tais restrições, as exportações de carne bovina atingiram a cifra de US$409,2 milhões, uma alta de 36% sobre o mesmo mês de 2012.

O secretário de Relações Internacionais do MAPA frisou a importância das missões. “As visitas técnicas, no entanto, são importantes para restabelecer o quanto antes as negociações comerciais com países que suspenderam as importações do Brasil, até obterem melhor entendimento sobre o caso”, afirma. Segundo o Ministério da Agricultura, a perspectiva é que Peru e Chile retirem as suspensões em vigor em breve.

O primeiro grupo visita a Arábia Saudita, Bahrein, Catas e Omã. A segunda equipe irá ao Egito, Jordânia, Líbano e Kuwait e o último grupo viaja ao Japão, China e África do Sul.

O Governo Brasileiro espera que as soluções para os casos sejam rápidas a partir dos esclarecimentos e da recente manutenção do status do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como risco insignificante para a EEB.

Desde 1990, o MAPA adota medidas sanitárias para prevenir a ocorrência desta enfermidade no Brasil.

Sobre a Encefalopatia Espongiforme Bovina

A EEP é uma doença neurodegenerativa que acomete gravemente toda a estrutura do sistema central. Esta encefalopatia é causada pelo acúmulo de uma proteína anormal, que se origina a partir de uma alteração de uma proteína normal do hospedeiro. Atualmente, a EEP não é passível de tratamento específico e é de difícil diagnóstico. O período de incubação é de, em média, 5 anos, e a infecção dos bovinos se dá através da alimentação com produtos de origem animal contaminados (especialmente farinhas de carne e ossos).

Fonte: MAPA

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos