Médicos-veterinários devem se vacinar contra gripe

Os médicos-veterinários fazem parte do grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Além dos médicos-veterinários, que fazem parte do grupo de profissionais de Saúde, também devem ser vacinados com prioridade pessoas com mais de 60 anos, gestantes, professores, doentes crônicos, mães no pós-parto, crianças de 6 meses até 5 anos e portadores de condições especiais.

A mobilização teve início no último dia 17/04 e tem como proposta imunizar 54 milhões de pessoas até o dia 26 de maio, último dia da campanha. No total, de acordo com divulgação do Ministério da Saúde, cerca de 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde.

O profissional da Medicina Veterinária atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, por isso está mais suscetível e faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo país. Sthenia Amora, presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), afirma o quanto é importante que a classe médica veterinária esteja consciente que faz parte desse rol e alerta para que não deixe de se vacinar. “Integramos o grupo prioritário, então é importante que todos os médicos-veterinários busquem os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, diz.

Os médicos-veterinários fazem parte dos profissionais da saúde devido à Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998, que inclui os profissionais de Medicina Veterinária como profissionais de Saúde, por isso possui acesso igualitário, às demais categorias profissionais que estão no escopo das profissões de nível superior da área de saúde, a todos os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.

 

(Fonte: CFMV)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos