Marketing Veterinário é necessário para bom funcionamento de clínicas, diz diretor de Instituto

da redação

Muitos elementos são necessários para se manter em funcionamento no ramo da medicina veterinária, como uma boa formação, equipamentos médicos e um local para realizar os atendimentos. Contudo, há uma ferramenta essencial para a boa prestação de serviço que muitas vezes não é levada em consideração pelo profissional autônomo ou não: o marketing de relacionamento.

Um dos primeiros passos para iniciar este trabalho é possuir um banco de dados, também conhecido como database. Segundo Francis Flosi, diretor corporativo do Instituto Qualittas pioneiro no conceito de marketing para médicos veterinários e autor do livro “Plano de Marketing na Veterinária”, o database é a “chave da relação duradoura” na qual devem conter dados dos clientes atuais, potenciais e esquecidos ou perdidos, pois estes últimos podem ajudam a identificar problemas e aprimorar serviços. Além disso, dados relevantes sobre todos os animais também devem ser computados, como idade, espécie, raça, última consulta e vacinações.

Todos os dados servem como base para que o atendimento aconteça de acordo com as necessidades do cliente, o que acaba auxiliando na fidelização e na boa imagem do estabelecimento. “Quando o cliente sente que está sendo tratado de forma diferenciada, a fidelidade do mesmo aumenta simultaneamente com a credibilidade da clínica. Com isso, teremos a formação de elos, que com o passar do tempo se tornarão laços de família”, explica Flosi.

Outra preocupação que o médico veterinário deve ter é de manter contato com seu cliente. Esta comunicação pode se dar através de informativos, onde constem novos produtos (linha pet shop, medicamentos) e serviços oferecidos. Desta maneira, cria-se uma referência de serviços e produtos veterinários e onde encontrá-los.

Entretanto, o diretor, que também é médico veterinário, salienta que é necessário ter bom senso e não forçar a compra de serviços. “O envio de mala direta é sem dúvida um grande aparato no seu plano de marketing. Todavia, este recurso, quando direcionado somente com mensagens de venda, não estará reconhecendo e agradecendo ao cliente pela preferência, mas sim utilizando-se de artifícios que o deixará decepcionado e insatisfeito. Portanto, não se tratará de um efetivo Marketing de Relacionamento e sim pressão comercial”, aponta.

Parcerias com fornecedores também são bem vindas, uma vez que é através delas que profissionais sem recursos financeiros suficientes podem promover campanhas publicitárias e promoções. “Este é um benefício que agregado aos interesses mútuos, tornam a relação solida e fiel”, explica Flosi, que também salientou que o marketing de relacionamento não se restringe apenas ao cuidado com o cliente e trata-se de uma ação mais ampla e dinâmica.

O Instituto Qualittas oferece cursos à distância em marketing para veterinários. Para mais informações acesse www.portaleadqualittas.com.br ou ligue 0800 725 6300.

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