da redação
Muitos elementos são necessários para se manter em funcionamento no ramo da medicina veterinária, como uma boa formação, equipamentos médicos e um local para realizar os atendimentos. Contudo, há uma ferramenta essencial para a boa prestação de serviço que muitas vezes não é levada em consideração pelo profissional autônomo ou não: o marketing de relacionamento.
Um dos primeiros passos para iniciar este trabalho é possuir um banco de dados, também conhecido como database. Segundo Francis Flosi, diretor corporativo do Instituto Qualittas pioneiro no conceito de marketing para médicos veterinários e autor do livro “Plano de Marketing na Veterinária”, o database é a “chave da relação duradoura” na qual devem conter dados dos clientes atuais, potenciais e esquecidos ou perdidos, pois estes últimos podem ajudam a identificar problemas e aprimorar serviços. Além disso, dados relevantes sobre todos os animais também devem ser computados, como idade, espécie, raça, última consulta e vacinações.
Todos os dados servem como base para que o atendimento aconteça de acordo com as necessidades do cliente, o que acaba auxiliando na fidelização e na boa imagem do estabelecimento. “Quando o cliente sente que está sendo tratado de forma diferenciada, a fidelidade do mesmo aumenta simultaneamente com a credibilidade da clínica. Com isso, teremos a formação de elos, que com o passar do tempo se tornarão laços de família”, explica Flosi.
Outra preocupação que o médico veterinário deve ter é de manter contato com seu cliente. Esta comunicação pode se dar através de informativos, onde constem novos produtos (linha pet shop, medicamentos) e serviços oferecidos. Desta maneira, cria-se uma referência de serviços e produtos veterinários e onde encontrá-los.
Entretanto, o diretor, que também é médico veterinário, salienta que é necessário ter bom senso e não forçar a compra de serviços. “O envio de mala direta é sem dúvida um grande aparato no seu plano de marketing. Todavia, este recurso, quando direcionado somente com mensagens de venda, não estará reconhecendo e agradecendo ao cliente pela preferência, mas sim utilizando-se de artifícios que o deixará decepcionado e insatisfeito. Portanto, não se tratará de um efetivo Marketing de Relacionamento e sim pressão comercial”, aponta.
Parcerias com fornecedores também são bem vindas, uma vez que é através delas que profissionais sem recursos financeiros suficientes podem promover campanhas publicitárias e promoções. “Este é um benefício que agregado aos interesses mútuos, tornam a relação solida e fiel”, explica Flosi, que também salientou que o marketing de relacionamento não se restringe apenas ao cuidado com o cliente e trata-se de uma ação mais ampla e dinâmica.
O Instituto Qualittas oferece cursos à distância em marketing para veterinários. Para mais informações acesse www.portaleadqualittas.com.br ou ligue 0800 725 6300.