Livro fala sobre Medicina Veterinária Legal no Brasil e campos de atuação da Perícia Forense

A Medicina Veterinária Forense avança como área de estudo e especialização, o que tem atraído cada vez mais o interesse de profissionais e graduandos na área. Pensando nisso, a obra “Tratado de Medicina Veterinária Legal” traça um perfil da especialidade e seus caminhos no Brasil.

“Tratado de Medicina Veterinária Legal” não possui equivalente na literatura nacional e traz, em 22 capítulos, um panorama geral da Medicina Veterinária, incluindo a história na área forense, a atuação do perito e a perícia de crimes contra animais, técnicas de elaboração de laudo na área de inspeção, entre outros assuntos.

Em entrevista ao Instituto Qualittas, um dos autores do livro, o professor especializado e perito civil Valdecir Castilho, deu mais detalhes da produção do material, que também reúne outros dois organizadores com formação e larga experiência em diferentes áreas da Medicina Forense: um patologista (Dr. Raimundo Tostes) e um perito criminal (Dr. Sérvio Reis). Além disso, mais 24 colaboradores também ajudaram a reunir informações sobre todas as áreas de atuação do médico-veterinário.

De acordo com Valdecir, a Medicina Veterinária Forense no Brasil está “engatinhando”. “Com a fundação da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal, tem-se uma entidade que poderá conferir o título de especialista em Medicina Veterinária Legal e os procedimentos para tal.” Segundo ele, a partir dessa regulamentação, a Justiça passará a dispor de profissionais aptos a auxiliar no esclarecimento de questões cujo objeto seja relativo à Medicina Veterinária nas suas mais diversas áreas de atuação.

O Professor Valdecir também falou da importância de tornar obrigatória a disciplina da Medicina Veterinária Legal nas universidades. Segundo ele, o meio forense tem linguagem própria, com um paralelismo semântico que precisa ser entendido e, na descrição dos traumas ou lesões, essa linguagem precisa ser usada. “Julgamos que o ensino de técnicas de comunicação verbal e não verbal são fatores importantes para o sucesso profissional.”

Ressalta, porém, que a obrigatoriedade da disciplina não anula a necessidade de complementação em cursos de especialização. “O meio forense é reverente, formal. É importante ter noções básicas de Direito.” Ele explica que tanto perito como assistente podem ser chamados para prestar esclarecimentos em audiências.

O livro foi lançado durante o Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias, que ocorreu em julho. Quem quiser saber mais pode adquirir a obra por meio do e-mail vvargascastilho@yahoo.com.br ou do telefone (14) 99784-3075.  O livro serve como instrumento de estudo para os alunos que buscam informações para o concurso do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que contratará temporariamente 300 médicos-veterinários.

Valdecir Castilho é palestrante convidado nos cursos de Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos, Defesa Sanitária Animal e Medicina Veterinária Legal do Instituto Qualittas. Saiba mais sobre esses e outros cursos.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos