Excesso de sensibilidade dos bigodes de felinos pode atrapalhar a alimentação

Quem tem gatos em casa já deve ter percebido que é comum o hábito de comer a ração que está no meio da tigela e deixar a borda com grãos. Ou até mesmo quando o bichinho puxa a comida para fora do pote. Você sabia que o excesso de sensibilidade dos bigodes pode atrapalhar a alimentação?

Segundo o médico-veterinário Marcello Machado, os bigodes dos gatos, também chamados de vibrissias, são órgãos sensoriais, receptores táteis, que são conectados aos músculos da face e ao sistema nervoso. Diversos sinais são enviados ao cérebro para ajudar o felino a entender o ambiente.

Devido a essa sensibilidade, os gatos se irritam quando esses encostam na borda de pratos e potes de ração. “O motivo é a ‘Fadiga dos Bigodes’, que confunde as informações que enviam ao cérebro sobre o ambiente em que se encontram”, diz Marcello.

Além disso, o formato do focinho também dificulta o alcance à beirada do comedouro tradicional, o que faz com que o animal precise girar a cabeça e puxar a ração com a língua. “Por isso, é importante encontrar a melhor forma de alimentá-lo, com um pote adequado, e procurar um veterinário caso a dificuldade na alimentação persista.”

 

(Fonte: Total Alimentos)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos