Estabelecimentos veterinários deverão funcionar de acordo com nova regra

Resolução nº 1.015 publicada pelo CFMV em 31 de janeiro definiu novos critérios para funcionamento de estabelecimentos veterinários como hospitais, clínicas e consultórios, com a finalidade de garantir melhores condições de atendimento aos animais, acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e do conhecimento e alinhar-se à legislação sanitária vigente.

O período para que os estabelecimentos se adequarem às alterações da nova regra é de 6 meses. O setor cirúrgico deverá ser dividido em sala de preparo de paciente, sala de assepsia, sala de lavagem e esterilização de materiais, unidade de recuperação anestésica e sala cirúrgica.

Além disso, sistemas de monitoramento e aquecimento, bem como a implantação de sistemas de provisão de oxigênio e ventilação mecânica deverão integrar os procedimentos cirúrgicos e de recuperação anestésica para observação dos animais.

Salas cirúrgicas deverão possuir desfibrilador, foco cirúrgico, bombas de infusão e aspirador cirúrgico, material cirúrgico em quantidade e qualidade adequadas, além de bordas e dispositivos de drenagem para a mesa cirúrgica impermeável e ventiladores mecânicos aos equipamentos para anestesia inalatória.

estabelecimentos-categoria

O transporte de animais também sofreu alterações. Confira aqui a matéria que fizemos sobre isso.

Fonte: CFMV

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos