CRMV-SP lança guia de emissão de certificado de saúde para o trânsito internacional de cães e gatos

Uma parceria entre Serviço de Vigilância Agropecuária local do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SVA-GRU) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) levou a criação do Guia para Emissão de Atestado de Saúde (Cães e Gatos), com o objetivo de orientar profissionais sobre regras vigentes no trânsito internacional dos animais.

Segundo o CRMV-SP, todos os dias são feitos aproximadamente 25 atendimentos para o trânsito internacional de cães e gatos em Guarulhos. Do total de atestados de saúde emitidos por médicos-veterinários, cerca de 40% são negados por falta de informações, divergência de dados ou ausência de demonstração do cumprimento de requisitos específicos de alguns países.

“Sem uma análise criteriosa e rigorosa, os acordos sanitários do Brasil com os demais países poderiam ser comprometidos”, diz Luiz Carlos Teixeira de Souza Jr., auditor fiscal federal agropecuário do SVA–GRU. Segundo ele, as falhas nos atestados impede que sejam fornecidas garantias de que o animal em questão atende a todas as exigências do país de destino.

O tutor do animal pode perder a viagem ou ter de deixar o pet com terceiros caso haja erros. Além disso, o veterinário autor do atestado com falhas pode sofrer processo ético. Por isso, o material surge como referência na hora da emissão.

O guia traz os requisitos sanitários para o ingresso de cães e gatos em todos os países e blocos econômicos com os quais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) possui acordo: África do Sul, Canadá, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Israel, Japão, México, Noruega, Omã, Peru, Suíça, Taiwan, União Europeia, Vietnã, além de países do Mercosul.

Acesse o guia.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos