Comemore a Copa sem colocar seu pet em apuros

Para aqueles que vão festejar os jogos da Copa do Mundo deverão ficar atentos para algumas situações que podem prejudicar o bem-estar do animal. Se alguns cuidados não forem tomados, além do estresse, as celebrações podem causar danos à saúde do pet e até mesmo acidentes.

No caso de tutores que receberão visitas, esses deverão observar o comportamento do cão ou do gato na presença de estranhos. Alguns pets podem se incomodar com humanos “invadindo seu espaço” e seus excessos de movimentação e de barulho.

A atenção deverá ser redobrada quando os animais são filhotes ou de pequeno porte, pois há o risco de serem pisoteados quando há um aglomerado de pessoas, podendo ocasionar fraturas nas patas, nas costelas ou na coluna.

Excesso de Barulho

Cornetas, vuvuzelas, televisão alta, fogos de artifício e até mesmo os gritos de comemoração de gol têm grandes chances de causar desconforto ao animal. Em alguns animais correm os riscos de passarem mal com o barulho, apresentado febre, apatia e até mesmo vômito ou diarreia, ocasionados por fatores emocionais. Se o pet apresentar muita sensibilidade e se estressa facilmente, o tutor deverá evitar que ele esteja perto de sons muito altos.

Os grandes níveis de estresse apontam para o risco de fuga do animal. Com o medo, alguns pets tendem a se esconder ou, em casos extremos, podem fugir de casa, o que é comum nessas ocasiões devido ao fluxo de entrada e saída de pessoas.

Vestimentas e produtos estéticos

Para os donos que querem incluir seu pet no clima da Copa, as roupinhas e fantasias verdes e amarelas são permitidas, desde que não prejudiquem a mobilidade e o conforto do animal. O tamanho e o peso da fantasia devem ser proporcionais ao tamanho do animal e o mesmo deverá aceitar a roupa.

Alerta para o uso de tintas, purpurinas e maquiagens que não são de uso veterinário – esses podem causar graves dermatites e reações alérgicas sérias.

Comidas

Os alimentos que acompanham nesses eventos, como pipoca, amendoim, frituras e churrasco, não são apropriados para cães e gatos, portanto é importante prevenir que os animais tenham acessos a esses petiscos. É imprescindível frisar com os familiares e amigos para não oferecerem comida ao pet.

Se o animal ingerir algum alimento impróprio por acidente, a recomendação é leva-lo ao médico-veterinário para que ele avalie se a ingestão compromete sua saúde ou não. Ao observar algum tipo de distúrbio, como vômito, diarreia ou outros, o animal deverá ser acompanhado pelo médico-veterinário e mantido em observação.

Em todo caso, o ideal é restringir o acesso de cães e gatos nos cômodos onde serão feitos as comemorações e dar assim um espaço no qual os pets poderão circular tranquilamente. Outro cenário possível é hospedar o animal em um hotel ou creche.

(Fonte: CRMV/SP)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos