Caso de mormo é identificado em SP

da redação

Foi identificado no Estado de São Paulo o primeiro caso de mormo em cinco anos. O fato ocorreu na cidade de Araçariguama no dia 13 de abril e fez com que a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo restringisse o transito de cavalos. A zoonose estava sob controle na região sudeste até então.

A doença, causada pela bactéria burkholderia mallei, é de caráter infectocontagiosa e, por tratar-se de uma zoonose, pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e tornar-se um problema de saúde pública. Segundo o professor do Instituto Qualittas e médico veterinário, dr. José Ronaldo Garotti, a transmissão pode acontecer através da respiração. “Nos cavalos ela tem sintomatologia respiratória, com presença de secreção nasal, a qual é responsável pela transmissão direta de animais para animais ou para humanos”, explica.

Garotti frisa, ainda, que a transmissão pode ocorrer através do manuseio de objetos infectados. “Os objetos utilizados em animais com a doença podem estar contaminados e transmitirem a zoonose. São os chamados fômites”, completa.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos