Campanha pela prevenção do câncer de próstata em animais de estimação

ABVET lança campanha pró Novembro Azul Pet com apoio da Qualittas

[youtube id=”AXGvuCnAV1Y”]

Saiba mais sobre sintomas, causas e prevenção do câncer de próstata em pets:


Novembro Azul é um mês já famoso para prevenção do câncer de próstata através de exames e cuidados com o homem – tão importante quanto isso, é o cuidado com o câncer de próstata em animais de estimação machos.

 

Neoplasia acontece quando as células transicionais da uretra prostática invadem a próstata animal.

 

A próstata é uma glândula e ela têm funções relacionadas ao esperma e fertilização. Esta glândula pode crescer de maneira anormal – isso pode causar problemas urinários.

Com o aumento da idade dos cães, a possibilidade da doença se desenvolver é maior – mas é mais comum em cães não castrados.

O aumento da glândula prostática em cães não é o diagnóstico certo de câncer – há outras doenças menos invasivas, mas não menos importantes, relacionadas a isso como a hiperplasia prostática benigna e prostatite, por exemplo

 

Há indicadores que revelam que estas doenças em animais de estimação são mais comuns nos machos não castrados – embora o câncer, de fato, possa atingir também os animais não castrados, é preciso ficar atento.

 

O diagnóstico

Ultrassom abdominal, o toque retal prostático e a radiografia de abdômen são exames que auxiliam a analisar o quadro clínico preventivamente, além da biópsia que demonstrará a gravidade da lesão em casos positivos de aumento da glândula.

Sintomas

– Febre
– Incontinência urinária

– Constipação

– Esforço para defecar

– Fezes em forma de fita (achatadas)

– Dor ao urinar

 

A castração ainda é a melhor maneira de prevenir o câncer em pets machos.

Isso porque evita que a glândula se desenvolva e produza hormônios como a testosterona. Além disso, com a próstata diminuída, há menos possibilidades de inflamação e aumento que gere incômodo ou dor.

Procure sempre um médico veterinário de confiança e leve seu pet periodicamente às consultas, além da castração, o animaizinhos precisam de cuidado constante.

Veja dicas de cuidado com os animais de estimação no Facebook da Qualittas!

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos