Brasil tem 22 milhões de gatos, aponta pesquisa

A população de gatos no Brasil tem se multiplicado em maior proporção e deve predominar em até 10 anos, segundo apontou pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Atualmente, existem 130 milhões de pets em todo o mundo e, deste total, o Brasil tem 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos.

Também estão na lista dos pets preferidos pelos brasileiros as aves, entre eles periquitos e canários, peixes, lagartos e serpentes, mas os cães ainda são os companheiros preferidos e os gatos têm se multiplicado, devido a verticalização dos grandes centros e a mudança no estilo de vida das pessoas, o que tem feito com que prefiram animais de estimação mais independentes e com fácil adaptação aos ambientes menores, como os felinos.

No entanto, apesar de ser a escolha de muitos tutores no país, alguns cuidados precisam ser tomados antes de adotar um gato e o principal é quanto à escolha da espécie mais adequada ao perfil da família, por isso é extremamente importante procurar um médico-veterinário e conversar antes de tomar qualquer decisão.

Outro ponto importante é quanto à castração, que é essencial para evitar o número de gatos abandonados nas ruas e também pode garantir que o felino tenha uma vida mais longa e saudável, pois diminui a agitação e agressividade. Este procedimento cirúrgico, também conhecido como esterilização, é um processo prático, simples e seguro e que muda o temperamento do animal, o que pode tirá-lo de algumas situações de risco.

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos