Alimentação adequada evita surgimento de osteoporose nos pets

A osteoporose é uma doença que acomete cães e gatos e é caracterizada pela incapacidade do tecido ósseo em absorver o cálcio. Boa parte do surgimento dela é originada pela idade do animal, pela má formação do esqueleto e até mesmo, pela alimentação inadequada.

“A osteoporose está presente principalmente nos animais idosos e que tiveram uma alimentação desfalcada de nutrientes, pois os ossos que não receberam a quantia correta de nutrientes vão ficando porosos, o que resulta em desgastes e fraturas espontâneas”, explica a De acordo com a médica-veterinária Bárbara Benitez. Os animais maduros e que tiveram má alimentação quando filhotes são os mais propensos a apresentarem a doença.

A doença deve ser acompanhada pelo exame de Raio-X, em que é possível verificar o grau e anormalidade da densidade óssea do animal. “O tratamento canino necessita ser diagnosticado o quanto antes para obter melhores resultados e evitar o agravamento do quadro, por isso a importância de procurar um médico-veterinário assim que identificar alguma modificação na postura do animal ou na anatomia óssea”, diz.

Uma vez diagnosticada a osteoporose, as formas de tratamento variam muito, vão de suplementos vitamínicos à base de cálcio, fósforo e vitamina D, que promove a regulação destes minerais no organismo do animal, até compostos específicos para um determinado caso. “De forma geral, as doenças ósseas estão relacionadas ao desequilíbrio nas concentrações de cálcio, fósforo e vitamina D, e todos esses nutrientes podem ser encontrados em rações de qualidade com teores adequados de minerais”, afirma a médica-veterinária.

 

(Fonte: Total Alimentos)

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos