Aftosa: 2ª fase da vacinação acontece em novembro

Um total de 150 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos (búfalos), deverão ser vacinados contra a febre aftosa a partir do dia 1º de novembro. A campanha faz parte da segunda etapa de vacinação contra a doença e segue até o dia 30 de novembro nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul (exceto Pantanal), Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, a aplicação desta segunda dose é obrigatória apenas para os animais com até 24 meses de idade. No Brasil, o rebanho conta com cerca de 215 milhões de cabeças, sendo 213,8 milhões de bovinos e 1,1 milhão de bubalinos.

Para realizar a imunização, é necessário que o pecuarista pegue a nota fiscal da vacina com o fornecedor do produto e apresente-o ao serviço veterinário oficial do município junto com a relação dos animais imunizados para declarar a vacinação. Entre os cuidados essenciais estão o transporte e armazenamento da vacina, que deve ser mantida na temperatura de 2º a 8ºC para não perder a eficácia. Também é muito importante tomar cuidado com a aplicação da dose correta do produto (5 ml) na lateral do pescoço do animal, usando seringas e agulhas limpas e não danificadas ou tortas. Além disso, o produtor precisa prestar atenção aos prazos da vacinação e sua declaração no serviço veterinário oficial, pois o descumprimento impedirá a emissão de Guia de Trânsito Animal e pode gerar multas.

 

Entenda a Febre Aftosa

O Professor do Instituo Qualittas, Luiz Paulo Martins Filho, em entrevista ao programa Ouro Fino em Campo, explica as características da febre aftosa e orienta sobre todos os cuidados com o rebanho e manejo de vacinação. Confira!

 

 

Fonte: Ministério da Agricultura, adaptado pela AI

Facebook

Arquivos

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Vírus ‘C’ pode ser retirado da vacina contra febre aftosa – Qualittas Blog

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos