A importância do ensino de Marketing nos cursos de Medicina Veterinária

O Marketing na formação do médico-veterinário administrador, empreendedor, prestador de serviços como uma sentinela avançada da saúde pública assume um papel de suma importância no atual mercado de trabalho da Medicina Veterinária.

Analisaremos aqui como o ensino de Marketing e suas ferramentas irão contribuir para o aprimoramento e desenvolvimento da Medicina Veterinária no mundo do agronegócios, nos negócios agropecuários, na produção de alimentos e seus derivados, na fiscalização dos mesmos, com os pets e principalmente nas prestações de serviços veterinários que agregam qualquer produto veterinário hoje comercializado no mercado. Com isso, incentivar e capacitar acadêmicos dos cursos de graduação da Medicina Veterinária em suas relações com esse mercado.

Com o crescente e espantoso número de escolas de Medicina Veterinária no Brasil, que hoje passam de 300, observamos que os programas de ensino podem variar de acordo com os padrões da instituição. Em todos os casos, porém, são capitaneados por profissionais médicos-veterinários que atuam como coordenadores de cursos, que por sua vez tiveram suas carreiras apenas dentro da universidade e não enfrentaram o mercado de trabalho tão disputado da Medicina Veterinária.

Os currículos são estruturados com base na resolução de n°10 do Conselho Federal de Educação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), promulgada em 11 de abril de 1984, que estabelece a formação em três níveis de saber:

  1. A Formação Básica
  2. A Formação Generalizada
  3. A Formação Profissionalizante

As disciplinas da Formação Básica terão como objetivo principal oferecer uma sólida base científica e de conhecimentos aos futuros médicos-veterinários e abrangem as seguintes áreas de estudo:

  1. Anatomia dos Animais Domésticos
  2. Bioestatística
  3. Biofísica
  4. Bioquímica
  5. Genética Animal
  6. Microbiologia
  7. Imunologia
  8. Fisiologia dos Animais Domésticos
  9. Histologia e Embriologia
  10. Farmacologia

As disciplinas que compões a grade de Formação Generalizada ficam por conta de:

  1. Ciências Humanas e Sociais
  2. Ciência do Meio Ambiente e Ecologia
  3. *

*Aqui se pode aplicar os conceitos de Marketing e Gestão de Negócios, preparando o acadêmico para utilizar as diferentes ferramentas que esses conceitos dispõem a favor do desenvolvimento do médico-veterinário em relação ao mercado.

Já as disciplinas de Formação Profissionalizante deverão conferir aos acadêmicos conhecimentos para desenvolver habilidades específicas para a execução das especialidades que Medicina Veterinária contempla:

  1. Anatomia Patologia
  2. Nutrição Animal
  3. Zooculturas
  4. Clínica Médica
  5. Clínica Cirúrgica
  6. Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública
  7. Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem Animal
  8. Tecnologia de Produtos de Origem Animal
  9. Economia e Administração Rural (Marketing voltado ao Agronegócio)
  10. Fisiopatologia da Reprodução Animal

O período compreendido para que se ofereça essa grade de disciplinas não pode ser inferior a um total de 3.600 horas/aulas e deverá corresponder às formações Básica, Generalizada e Profissionalizante. Ainda poderá haver o oferecimento de disciplinas eletivas ou optativas, bem como estágio curricular supervisionado, ficando a cargo das instituições ofertantes dos cursos a elevação dessas horas/aulas.

Portanto, com o exposto acima, acredito na necessidade, e de suma importância, da inclusão de uma disciplina de formação geral de ensino do Marketing veterinário para preparar o profissional para os desafios do terceiro milênio.

A filosofia institucional, sua missão e seus objetivos apontam para a qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade como meta maior a ser alcançada. Não se pode deixar de considerar, entretanto, que a melhoria contínua dos processos pedagógicos e administrativos tem características próprias e conta com o empenho de todos os que compõem esse segmento.

A introdução de disciplinas que tem como objetivo alcançar a formação humanística e ética, além de uma preparação do profissional com relação ao posicionamento desse com o mercado, se faz necessária e imprescindível nos dias de hoje.

A postura ética do educador e uma constante atualização com relação ao mercado de trabalho são fundamentais para que o acadêmico conheça as reais oportunidades e como agir.

Mas, podemos nos perguntar: o que o Marketing tem a ver com a Medicina Veterinária? Na verdade, sabemos que o Marketing está inserido em qualquer atividade, seja ela profissional ou não. Hoje vemos a política sendo praticada com ferramentas de Marketing, o uso da propaganda e a publicidade na área do ensino e até já utilizamos o Marketing na religião. Portanto, tudo o que interagimos e que gera expectativa, sendo tangível ou intangível, e que é de interesse de sociedades, grupos, pessoas e locais, necessita de um Marketing.

No Brasil, o Marketing é pouco utilizado em serviços profissionais. Entretanto, diante de um mercado mais competitivo, é cada vez mais necessário prestar atenção e se familiarizar com as concorrências, qualidade de serviços, garantias, bom atendimento, bom relacionamento, melhor preço, tecnologia, entre outros fatores agregados aos serviços profissionais, e que fazem a diferença nos dias de hoje.

 

Prof. Francis

 

Prof. Ass. Francis Flosi

Médico-Veterinário – Diretor Presidente do Instituto Qualittas

Facebook

Arquivos

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Mais artigos